quarta-feira, 1 de junho de 2011

OBTENÇÃO DO ÁLCOOL



- O que é ?

O etanol, também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como a cerveja, vinho e aguardente. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.


- Tipos de álcool :

METANOL - Pela destilação destrutiva da madeira. Também pela reação entre o hidrogênio e o monóxido de carbono a alta pressão. Solvente para graxas, óleos, resinas e nitrocelulose. Fabricação de tinturas, formaldeído, líquidos anticongelantes, combustíveis especiais e plásticos.

ETANOL- Pela fermentação de açúcares. Também a partir do etileno ou do acetileno. Em pequenas quantidades, a partir da polpa da madeira. Solvente de produtos como lacas, pinturas, vernizes, colas, produtos farmacêuticos e explosivos. Também como base para a elaboração de produtos químicos de elevada massa molecular.


BUTANOL (N-BUTANOL)- Pela fermentação de amido ou açúcar. Também por síntese, utilizando etanol ou acetileno. Solvente para nitrocelulose, etilcelulose, lacas, plásticos de uréia-formaldeído e uréia-melamina. Diluente de líquido hidráulico, agente de extração de drogas.

BUTANOL- Pela hidrólise do butano, formado pelo craqueamento de petróleo.
Na elaboração de outros produtos químicos como, por exemplo, metiletilcetona. Solvente de lacas de nitrocelulose. Produção de fluido de freios e graxas especiais.

SORBITOL- Pela redução de açúcar com hidrogênio. Na elaboração de alimentos, produtos farmacêuticos e produtos químicos.



FENIL-2-ETANOL- Pela reação entre o benzeno e o óxido de etileno. Principalmente na fabricação de perfumes.

Dentre outros como o CICLOEXANOL, PENTAERITRITOL, GLICERINA , DIETILENOGLICOL , etc.



- As suas aplicações:

Álcool benzílico é usado como um solvente geral para tintas, lacas e revestimentos a base de resinas epóxi. também um precursor para uma variedade de ésteres, usados em sabões, perfumes, e flavorizantes,assim como na síntese de fármacos.Exibe propriedades bacteriostáticas e antipruriginosas.É usado também em fotografia.


- Matérias utilizadas para a produção do álcool:

Exemplos de matérias primas para a produção do álcool é cana-de-açúcar, milho, amido, aveia, arroz, cevada, trigo, sorgo.




- Obtenção no Brasil:

O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível. O álcool pode ser obtido de diversas formas de biomassa, sendo a cana­de-açúcar a realidade econômica atual. O benefício ambiental associado ao uso de álcool é enorme, pois cerca de 2,3 t de CO2 deixam de ser emitidas para cada tonelada de álcool combustível utilizado, sem considerar outras emissões, como o SO2. A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia renovável do Brasil com 12,6% de participação na matriz energética atual, considerando-se o álcool combustível e a co-geração de eletricidade, a partir do bagaço.


- Processo produtivo de álcool etílico:

O etanol pode ser produzido através da cana-de-açúcar, que mantém um ciclo de produção, constituindo enormes plantações em todo o Brasil. Daí o porquê deste combustível ser tão importante em nosso país.
A cana-de-açúcar não é a única fonte de Etanol, este pode ser produzido a partir de grãos (milho, soja), beterraba, entre outros. Aliás, esses são os recursos renováveis usados em países como os Estados Unidos por exemplo.
A importância do uso de biocombustíveis está em abaixar os níveis de monóxido de carbono (CO) liberados pela combustão incompleta da gasolina. CO é o gás causador da poluição fotoquímica, ele surge a partir da queima de combustíveis fósseis, sendo assim, o Etanol não entra na lista dos responsáveis pela emissão desse poluente.


Trabalho feito por : Amanda Scher, Laísa Bispo, Lucas Habib e Noemy Souza.

4 comentários:

  1. Parabéns ! Gostei da informação que o Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou cheia de informações. Eu não sabia que os álcool é distribuído em vários tipos. Muito legal isso!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei que ficou bastante interessante o trabalho de vocês, com bastante ilustrações e assuntos. E eu acabei descobrindo que existem varios tipos de álcool

    ResponderExcluir
  4. ai gente , quanta informação! huahuah eu não sabia que o álcool pode ser obtido de diversas formas de biomassa, sendo a cana­de-açúcar a realidade econômica atual. muito interessante galera! beijos

    ResponderExcluir