O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas. O petróleo bruto é o ponto de partida para muitas substâncias diferentes porque contém hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são moléculas que contém hidrogênio e carbono e existem em diferentes tamanhos e estruturas, com cadeias ramificadas e não ramificadas e anéis.
- Veja uma lista de produtos que obtemos a partir do petróleo bruto:
Gás de petróleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos.
Nafta: intermediário que irá passar por mais processamento para produzir gasolina.
Gasolina: combustível de motores.
Querosene: combustível para motores de jatos e tratores, além de ser material inicial para a fabricação de outros produtos.
Gasóleo ou diesel destilado: usado como diesel e óleo combustível, além de ser um intermediário para fabricação de outros produtos.
Óleo lubrificante: usado para óleo de motor, graxa e outros lubrificantes.
Petróleo pesado ou óleo combustível: usado como combustível industrial, também serve como intermediário na fabricação de outros produtos.
Resíduos: coque, asfalto, alcatrão, breu, ceras, além de ser material inicial para fabricação de outros produtos.
- O processo de separação dos produtos :
Destilação fraccionada, esta técnica, de forma sumária, consiste em aquecer o petróleo bruto e conduzi-lo à parte inferior de uma torre, denominada torre de fraccionamento ou coluna de destilação. Quando o petróleo é aquecido até à sua temperatura de ebulição liberta vapores que sobem pela coluna através de tubos soldados aos pratos e cobertos por campânulas, de maneira que os vapores são forçados a borbulhar através do líquido que há nos pratos. Os componentes mais voláteis de baixo ponto de ebulição, ascendem continuamente pela coluna de fracionamento em direcção ao topo da coluna, até condensarem. Os componentes de elevado ponto de ebulição condensam-se em diferentes alturas da coluna e refluem para baixo. Desta maneira consegue-se que, a temperatura seja sempre a mesma, e que o líquido condensado em cada prato tenha sempre a mesma composição química. Na base da coluna de fraccionamento, onde a temperatura é mais elevada, fica um resíduo que ainda contém fracções voláteis. Se, para estas serem recuperadas, o resíduo for aquecido a temperaturas ainda mais elevadas, ele decompõe-se. Por isso, para que a destilação prossiga, o resíduo é transladado por meio de bombas para outra coluna, onde, sob uma pressão reduzida próxima do vácuo, continua em ebulição a uma temperatura mais baixa, não destrutiva, e as fracções vaporizam-se. Esta destilação hadicional decompõe o resíduo em óleo diesel, óleo lubrificante, asfalto e cera parafínica.
GRUPO : Fernanda Rios, Katharine Cunha, Emanuelle Nunes e Luis Fhilipe
Ficou boom, e tipo assim, ameei ;D [/ só achei muito grende, ams tudo bem :D Beeiijos :*
ResponderExcluirEu gostei do trabalho de vocês! E não achei que ficou grande não :D Explicaram as coisas direitinho. Parabéns!
ResponderExcluirProfessora, estou com uma dúvida,exemplo,se tivesse petróleo eu um local que é em meu nome, eu tenho que ficar com uma parte do dinheiro que vai ser adquirido ?
Beeijos ;*
Tá demais, não achei grande não. Adorei as informações :D
ResponderExcluirgrande? é pq você não viu o da 'obtenção do alcool' haha. muito bom o trabalho de vocês amados! EU NÃO SABIA QUE os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas. gosteeei !
ResponderExcluir