Lixo é tudo que se joga fora, que não possui nenhum valor. Porém, podemos mudar esse conceito. Cada vez mais está evidente a preocupação pelo ambiente. A conscientização das pessoas é fundamental para construirmos um mundo melhor. Com o passar do tempo, incentivados pelas propagandas estamos consumindo em maior quantidade aumentando as taxas de lixo.
A melhor opção para o tratamento dos resíduos é a reciclagem por seu custo baixo. A reciclagem é uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.Um exemplo de reciclagem é usando a garrafa PET, que pode ser utilizada para projetos artesanais.
Devemos pensar no futuro, pois nossos filhos, netos e bisnetos também morarão no Planeta Terra. Se nós nos tornarmos consumidores conscientes e reduzir a produção de resíduos teremos um cenário mais sadio e mais equilibrado.
Pequenas coisas podem colaborar para a preservação do meio ambiente, um exemplo são as embalagens, é preciso estarmos atentos, pois elas estão cada vez mais sofisticadas e complexas. Quando descartadas, sua degradação natural é muito lenta. Devemos optar por embalagens mais simples e recicláveis.
Podemos reduzir a produção de resíduos em casa preferindo embalagens de vidro para guardar alimentos, caixas para guardar documentos, evitar utilizar talheres, pratos e copos descartáveis, preferir usar embalagens recicláveis ou retornáveis quando for comprar, lâmpadas de baixo consumo, verificar o uso excessivo de papel higiênicos ou guardanapos, planejar bem as compras para não haver desperdício, etc. Já na escola podemos reduzir, evitando sujar o ambiente, preferir materiais recicláveis, cartuchos de impressoras recarregáveis, reaproveitar papéis que tenham sido rabiscados, dentre vários outros.
Todos os resíduos que geramos devem ser destinados de forma correta, para que não causem efeitos negativos no meio ambiente, como a poluição dos rios e do solo, e até mesmo na saúde das pessoas já que podem ser responsáveis pela transmissão de diversas doenças.
Os lixões são completamente errados, pois eles são locais onde o lixo, é simplesmente jogado, sem nenhum cuidado, e o pior é que adultos e até mesmo crianças entram livremente, se arriscando, para catar resíduos que possam ser reciclados.
O destino correto para o lixo são os:
Aterros Controlados, onde os resíduos são descartados diretamente no solo, porém recebe um certo controle para minimizar seus impactos. E os resíduos são cobertos diariamente com terra.
Aterros Sanitários, que é um local para onde são destinados os resíduos urbanos provenientes da coleta municipal. É um método de aterramento. O local de despejo dos resíduos deve ser protegido das chuvas. Geralmente é feito a separação dos materiais recicláveis e apenas o que não pode mesmo ser reciclado é enviado para o aterro.
Aterros Industriais, que possui o mesmo esquema básico do aterro sanitário, porém, para este são enviados os resíduos provinientes das indústrias.
Bioreatores, são os aterros onde há uma aceleração induzida do processo de decomposição dos resíduos através do controle do pH do solo, da taxa de umidade da pilha de resíduos, e consequente, o aumento da atividade bacteriana.
Pequenas ações podem colaborar para a preservação do meio ambiente! Vamos juntos, "virar essa página" e construir um mundo melhor!
Trabalho feito pelas alunas: Emanuelle Nunes, Fernanda Rios e Laísa Bispo.
ficou muito interessante ! :D
ResponderExcluirParabéns pelo texto meninas, vocês explicaram corretamente qual é o melhor modo de cuidarmos do nosso lixo e do lixo dos outros. (:
ResponderExcluirficou muito legal. parabéns
ResponderExcluirMuito bem!! E para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).
ResponderExcluirBom trabalho!! Continuem aprendendo mais...