segunda-feira, 25 de julho de 2011

Energia Eólica

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).

Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.

Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.

Vivemos em um mundo ávido por energia limpa, em plena era de aquecimento global e foco em sustentabilidade. O que parece perfeito na teoria, países pouco expressivos têm se mostrado mais empenhados em realmente reduzir o número de poluentes emitidos na produção de energia ou consumo de veículos.

Portugal é hoje o que podemos chamar de uma das maiores potências na energia eólica – aquela gerada através da captação do vento -, detendo parte das principais patentes relacionadas à energia eólica. Está prevista ainda para este ano a inauguração de 300 postos de combustíveis para carros elétricos, e mais mil para 2011.

Sendo o terceiro país da Europa no apelo por gerar energia limpa e reduzir cada vez mais as toxinas que são expelidas ao ar, hoje Portugal se tornou exportador de energia para a Espanha, que até 2008 realizava processo inverso.

Eventos e notícias abordam constantemente o termo sustentabilidade. Na prática, porém, até hoje, nenhum projeto se mostrou realmente eficaz. Esperemos que um dia o Brasil possa ser listado como uma nação preocupada com o meio ambiente e o futuro verde.


Trabalho realizado pela aluna Amanda Scher Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário